Tontura

O que é reabilitação vestibular?

A reabilitação vestibular consiste em manobras específicas e exercícios com o propósito de aliviar os sintomas de tontura e desequilíbrio corporal. Os exercícios são realizados repetidamente com o intuito de promover a recuperação fisiológica do equilíbrio corporal.

Por que sentimos tontura?

Tontura é a segunda maior queixa em consultórios médicos e as desordens vestibulares (dentre elas a labirintite) são as principais causas deste sintoma. Inicialmente é necessário saber que o equilíbrio corporal depende de três sistemas:

Sistema visual: é diretamente controlado pelo cérebro e auxilia na observação de alvos visuais.

Sistema proprioceptivo: transmite informações dos músculos e articulações para o cérebro e define o posicionamento do corpo no espaço.

Sistema vestibular: informa ao cérebro todos os nossos movimentos e nos permite fixar e olhar os objetos durante o deslocamento do corpo.

Quando o cérebro não recebe informações de um ou mais sistemas, ocorrem a desorientação corporal e a tontura. Outros sintomas como náuseas, vômitos, vertigem, zumbido, sudorese, mal estar, flutuação, queda ou desvio na marcha e sensação de “cabeça oca” também podem estar associados.

Qual o objetivo da reabilitação vestibular?

Os principais objetivos são:

  • Aliviar tonturas e sintomas visuais (ex: nistagmo)
  • Melhorar o equilíbrio estático e dinâmico (durante caminhadas)
  • Reduzir risco de quedas

Deve-se lembrar que os exercícios vão variar dependendo do tipo de lesão vestibular e dos sintomas associados.

Quem pode aplicar a reabilitação vestibular?

O fisioterapeuta é um dos profissionais habilitados a realizar o tratamento, de acordo com o regulamento do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e em conformidade com as Guidelines to Physical Therapy Practice. É aconselhável que inicialmente o paciente procure um médico otorrinolaringologista ou neurologista para investigar as possíveis causas dos sintomas. Em seguida, converse com ele sobre a necessidade de reabilitação vestibular.

A reabilitação vestibular pode curar?

A reabilitação vestibular pode melhorar e até curar os sintomas quando realizada de maneira adequada e com participação ativa do paciente, que deverá executar os exercícios no consultório, acompanhado de fisioterapeuta, e em domicílio, de acordo com as orientações recebidas.

Um bom estilo de vida que englobe atividades físicas, alimentação saudável, boa qualidade de sono, musculatura da cervical relaxada, além do controle da ansiedade e do stress, são fundamentais para uma boa recuperação.

Agende sua consulta
(11) 2114-6202