Paralisia Facial

O que é paralisia facial e quais os tipos?

É a perda de movimentos da face devido à lesão do nervo facial. Quando a paralisia afeta a metade da face (testa, olho e boca), é chamada de paralisia facial periférica, isto é, a lesão ocorreu no trajeto do nervo facial que fica fora do cérebro. Quando a lesão ocorre no trajeto do nervo que fica dentro do cérebro, é causada por um AVC e a face não fica completamente paralisada (o olho fecha e a testa se movimenta), além de apresentar outros sintomas.

Quais as causas da paralisia facial?

Uma das causas mais comuns é a resposta do corpo a um vírus (herpes simples), como é o caso da Paralisia de Bell. Como reação a este vírus, o nervo facial “incha” dentro do canal ósseo e é pressionado. Outras causas são as infeccões de ouvido, AVCs, mudanças bruscas de temperatura, traumas, diabetes, tireoidopatias, tumores, doenças autoimunes, infecções por HIV, doenças hipertensivas, stress, entre outras. Somente o médico poderá diagnosticar corretamente o tipo de paralisia facial apresentada.

Quais os principais sintomas?

Além dos incômodos e prejuízos estéticos causados pela paralisia facial, alguns sintomas adicionais podem ocorrer:

  • Boca torta, repuxada para o lado não paralisado
  • Impossibilidade de fechar completamente um dos olhos e de franzir a testa
  • Dor de cabeça, na face, no ouvido ou na região cervical
  • Zumbido e sensibilidade aos sons
  • Dificuldade para falar ou comer
  • Dificuldades para assoviar ou para reter a saliva dentro da boca
  • Ausência de percepção de sabor na ponta da língua
  • Secura na boca e olhos
  • Lacrimejamento
  • Salivação excessiva

Em quanto tempo a paralisia pode melhorar?

A recuperação vai depender de inúmeros fatores: idade do paciente, causa e grau da paralisia, o tipo de lesão do nervo facial, entre outros. Procure um médico neurologista ou otorrinolaringologista o mais cedo possível.

Existe a possibilidade de ficar com a paralisia facial para sempre?

Sim. Quando o paciente demora a procurar ajuda de um profissional, pode ocorrer paralisia e lesão dos músculos da face que são inervados pelo nervo facial. Para estes casos, existem procedimentos realizados por médicos competentes para minimizar os efeitos.

A fisioterapia ajuda?

Sim. A fisioterapia é importantíssima para que ocorra melhora rápida e diminuição das possíveis sequelas da paralisia. Exercícios e terapias manuais são aplicadas, além de orientações para o paciente. Quanto mais cedo for realizado o tratamento por profissionais qualificados, maiores as chances de melhora total do quadro.

Agende sua consulta
(11) 2114-6202