Agulhamento Seco

O que é agulhamento seco?

O agulhamento seco (dry needling) é uma técnica na qual agulhas finas de acupuntura descartáveis são inseridas na pele e no músculo até atingir o “nó” muscular de tensão, também conhecido como ponto-gatilho miofascial. Ao atingir o ponto, o profissional realiza movimentos com a agulha, como se quisesse desatar um novelo de lã, iniciando um aumento do fluxo sanguíneo na área e interrompendo o ciclo de dor. A técnica tem comprovação científica, traz efeitos imediatos e não utiliza substâncias.

Qual a diferença do agulhamento seco e acupuntura?

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa e visa ao reequilíbrio energético pela harmonização dos órgãos internos, por meio da inserção de agulhas que são deixadas em vários pontos do corpo. Desta forma, a acupuntura pode melhorar dores de origem muscular ou não, além de outras doenças. Já no agulhamento seco é realizada inserção e manipulação da agulha apenas em locais específicos, onde têm origem as dores e tensões musculares (pontos-gatilho miofasciais).

Quando é indicado?

O agulhamento seco tem sido bastante aplicado no alívio de dores e relaxamento muscular, na melhora da amplitude de movimento articular, nos tratamentos de zumbido, sensação de ouvido tampado e tonturas. Durante as sessões de agulhamento, também orientamos os pacientes quanto a exercícios domiciliares e posturas corretas para o dia a dia.

O procedimento é rápido?

Sim. Leva apenas alguns minutos para agulharmos estes “nós” musculares de tensão e, numa mesma sessão, podemos tratar vários locais diferentes. Após o procedimento, realizamos técnicas complementares para melhores resultados.

Agende sua consulta
(11) 2114-6202